Especialização em Computação Aplicada à Indústria 4.0
O Curso
A Indústria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura. A partir de Sistemas CyberFísicos, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Internet dos Serviços etc., os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis. A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e ajuda no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor.
IA na Indústria 4.0
Análise e gestão de grandes quantidades de dados (Big Data) visando propiciar o aumento de performance e otimização dos processos industriais, equalizando o consumo de energia com a qualidade de produção ao propiciar uma melhor leitura de cenários e tomadas de decisão mais velozes. As tecnologias dessa área permitem ainda aprender sobre consumidores ou clientes e analisar tendências do mercado.
IoT na Indústria 4.0
Conexão entre rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos embarcados, permitindo uma coleta e troca de informações mais rápida e efetiva. É uma das tecnologias com o maior potencial em termos de inovação, capaz de integrar toda a estrutura maquinaria de uma indústria. Utilizando-se de sensores de monitoramento que são independentes entre si, a tecnologia permite conhecer o estado de cada máquina e alimentar o Big Data em tempo real. Pode ser utilizado para validar modelos de simulação, e calibrar gêmeos ou sombras digitais.
A ECAI tem com objetivo formar especialistas aptos a planejar e a desenvolver projetos inovadores e de base tecnológica, dirigidos para a solução prática de problemas, tendo esta capacitação a função de complemento de alto nível ao profissional que busca uma aproximação com a área de pesquisa e, ao mesmo tempo, continua desenvolvendo suas atividades no mercado de trabalho, de modo a priorizar a junção das visões prática e profissional com a acadêmica.